É de toda a pertinência concluir que o povoamento deste território reporta à ocupação do povo romano, posto à evidência com a descoberta dos vestígios arqueológicos da cidade romana “Eburobrittium”, uma cidade que no século I, o autor romano Plínio O Velho, descrevia como localizada algures entre Collipo (Leiria) e Ollisipo (Lisboa).
Até ao século XV pouco se sabe da história das Gaeiras, altura em que o Infante D. Henrique, filho de D. Manuel I, a pedido do Alcaide de Óbidos, D. Dinis de Lencastre, também Comendador da Ordem de Cristo e sua mulher D. Isabel Henriques, transferiu o Convento de São Miguel do lugar de Trás do Outeiro para as Gaeiras, devido à insalubridade das águas e das pragas de mosquitos naquele local, tendo sido lançada em 20 de Outubro de 1602 a primeira pedra da nova capela.
Este Convento albergava frades Arrábidos Franciscanos. Têm jazigo nesta capela os Condes de Óbidos, da família de D. Vasco Mascarenhas.
A Freguesia de Gaeiras foi constituída em 4 de Outubro de 1985, num longo processo, sendo um desejo antigo dos seus habitantes que com grande empenho e força de vontade conseguiram os seus objetivos.
A 19 de Abril de 2001, Gaeiras foi elevada a Vila depois do trabalho de candidatura da Junta de Freguesia, com o apoio da Câmara Municipal de Óbidos na Assembleia da República, o que constituiu um exemplo de orgulho de desenvolvimento para a freguesia e para o concelho de Óbidos.
Pontos de interesse:
https://www.jf-gaeiras.pt/
Largo e Capela de São Marcos
Igreja Nª Srª da Ajuda
Nova Igreja Nª Srª Ajuda
Quinta das Gaeiras
Fonte do Gato
Fonte S.Marcos
Moinhos
Ruínas romanas Eburobrittium
Convento de São Miguel
Barragem do Arnóia
Vários pontos de miradouro
Percursos Pedestres:
Ecovia do Arnóia - PR3
https://turismo.obidos.pt/2020/10/06/ecovia-do-arnoia/
Caminho do Carteiro – PR12 (em fase de implementação)
Carreiro dos Frades – PR17 (em fase de preparação)