Caminho de Santo Antão
4 de Outubro, 2022Roteiros Literários
19 de Abril, 2023Roteiro dos Ventos
O Roteiro dos Ventos pretende potenciar e dinamizar o conhecimento e a valorização do concelho de Óbidos, das suas gentes e tradições seculares. Englobamos neste roteiro dois equipamentos – moinhos de vento e eiras; intrinsecamente ligados entre si, mormente na dependência do vento para efetivarem a sua funcionalidade primeira. Da preparação do cereal (secagem, triagem e escolha) na eira, à transformação deste em farinha (moagem) nos moinhos, propomos a descoberta de múltiplos locais ligados ao vento e ao cereal, determinantes nos sécs. XVIII, XIX e inícios dos XX, para a alimentação e subsistência das populações locais.
Característicos da paisagem rural, comprovam a sabedoria, técnica e engenho popular no aproveitamento das potencialidades e possibilidades ao seu redor, continuando a afirmar-se como símbolos evidentes de populações hábeis, determinadas, auto suficientes e laboriosamente potenciadoras do que a terra e a natureza/elementos tinham para oferecer, especialmente no período pré Revolução Industrial. Por se situarem em pontos estratégicos, por forma a permitir a exposição aos elementos, estes equipamentos encontram-se, na sua grande maioria, em locais de grande interesse paisagístico, com enquadramentos paisagísticos e naturais de excelência.
Atualmente, com especial enfoque nos moinhos, a recuperação, adaptação e aperfeiçoamento, no que respeita à sua valorização enquanto veículo de interpretação cultural e etnográfica, assim como em produto turístico, tem vindo a incrementar um crescente interesse nestes equipamentos, verdadeiras “relíquias” do património artesanal/medieval, assim como da própria história industrial e comercial.