
RAMALHO ORTIGÃO
2 de Maio, 2023
LUÍS DE CAMÕES
2 de Maio, 2023TENENTE-CORONEL LUÍS DE FREITAS GARCIA
PADRE NOSSO DO CATIVO, COMPOSTO NO CATIVEIRO.
(José Ramalho, actor)
Padre nosso, eterno Deus
Sumo Bem que estais nos Céus
P’ra sempre santificado
Seja o vosso nome amado.
Venha a nós o vosso reino
De paz e amor, santo dreino
Da sempiterna ventura.
No prazer e na amargura,
Seja feita com fervor,
Vossa vontade, Senhor,
Assim na terra, desterro
Imposto ao primeiro erro,
Como no Céu recompensa
Dos filhos da Vossa crença.
O pão nosso, imerecido
De cada dia, condoído
Nos dai hoje, por Jesus.
Pela nossa amarga cruz,
Perdoai-nos, complacente
As nossas dívidas, Crente.
Que assim nós perdoamos
Por vós e tudo que amamos.
A todos os devedores
Do nosso perdão credores.
Não nos deixeis, aos cativos
Cahir como despressivos
Em infernal tentação,
Mas livrai-nos Consolação
Dos Anjos, de todo o mal
Aqui e em Portugal
Esse jardim tão bemquisto
Pela Santa Cruz de Cristo!
Bresen, 5 de Agosto de 1918
in Joaquim da Silveira Botelho, Óbidos. Vila Museu
Filho de João António Garcês Garcia e de Branca Ximenes de Freitas e Paiva, o Tenente-Coronel Luís Torquato de Freitas Garcia nasceu em Óbidos, no ano de 1879.
Luís fez os estudos secundários no Colégio de São Fiel, administrado pela Companhia de Jesus. Ingressou na carreira militar, tendo-se distinguido nas campanhas de pacificação do Ultramar e nos combates da Flandres durante a I Grande Guerra Mundial. Acabou feito prisioneiro na batalha de La Lys em 1918. Pelos seus serviços, recebeu várias distinções, nomeadamente, o grau de Cavaleiro da Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito e o grau de Oficial da Ordem Militar de Cristo.
O Tenente-Coronel foi também membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses e do Arquivo de História Militar. Fundou a Comissão de Iniciativa e Turismo (de Óbidos) em 1928, através da qual promoveu o restauro e conservação do Castelo, a publicação da obra Óbidos. Guia do Visitante ou a instalação do Padrão Camoniano. Faleceu em 1947.
Orador dotado, colaborou assiduamente em jornais e revistas da época, nos quais por exemplo publicou os seus poemas.