Roteiro Arte Pública
27 de Junho, 2023Parque da Vila (meio)
6 de Julho, 2023PARQUE DA VILA (CIMA)
Localizado na encosta Oeste/Poente do castelo e da vila de Óbidos, classificados como Monumento Nacional e património da Unesco, apresenta-se como local privilegiado para contemplar as várzeas da Rainha, com o Arelho e o Outeiro da Assenta ao fundo. A oeste as vinhas e, lá no alto, o casario do Sobral da Lagoa. A norte podemos ainda avistar a Ermida de Santo Antão. Pelas suas características únicas e variadas, de fauna, flora, geomorfologia, paisagem e património arquitetónico , pela oferta diversificada na sua extensa área – Miradouros, Percursos,Parques de Merendas, trilhos, zona desportiva, zonas de contemplação e lazer, zona cinegética, antiga Igreja de S. João do Mocharrro, entre outros, apresenta-se como local de eleição para atividades de lazer, lúdicas ou de desporto, sejam individuais, em grupo ou em família.
Pinhal, Óbidos
Desta aldeia podemos ver o Parque da Vila e o Castelo de Óbidos, ficando esta a escassos minutos a pé da Vila.
Tem como monumento mais conhecido a Capela de Santa Ana, monumento do século XVII composta por uma nave única, uma capela-mor mais estreita e baixa, com coberturas a duas águas e sacristia com cobertura a uma água continuando a da capela-mor.
A sua festividade mais conhecida decorre no mês de setembro em honra de Santa Ana que consiste na prova da Água-Pé nas adegas dos residentes, para todos aqueles que a quiserem provar.
Inserida nesta festividade tem a mais conhecida tradição de todas, a Batatada. Esta tem uma história que remonta a finais da década dos anos 20. A festa movimentava cerca de 100 escudos, com banda de música, foguetes e festa religiosa, depois de terminada e pagas as despesas, sobraram cerca de 10 escudos aos festeiros da festa dos anos 28/29. Com o valor que sobrou, fez-se batatas com bacalhau para todos os festeiros e ajudantes. No ano seguinte a festa deu novamente lucro, e como no ano transato, fez-se batatas com bacalhau para todos os festeiros, ajudantes e também para a população em geral e amigos.
Houve um ano em que estavam a cozer as batatas e o bacalhau, passou um grupo de tropas, já exaustos e com fome, vindos do lado Sul da Lagoa de Óbidos, naturalmente os festeiros ofereceram-lhes comida e um pouco de descanso.
Nos anos seguintes, guerra mundial, escassez de bacalhau e por impossível que pareça, nunca faltou na festa do Pinhal, situação essa que gerou uma grande afluência de pessoas, por não acreditarem na oferta do bacalhau, num período de vida tão difícil quanto aquele.
Foi assim que a festa ganhou tradição.
Pensa-se que esta festa seja única, por mais tentativas de aproximação que existam e realiza-se na 3ª quarta-feira do mês de Setembro.
Pontos de interesse: https://www.jfsmariapedrosobral.pt/
BikeParking – junto ao campo de futebol, Escola Secundária Josefa de Óbidos
Percursos pedestres:
- Percurso do Parque da Vila – PR1/PR1.1
- PR3 – Ecovia do Arnóia
- PR14 - Rota Panorâmica
- PR16 – Caminho de Stº Antão
- PR18 – Rota das Águas (em fase de preparação)
- Rota das Invasões Francesas - PR22 (em fase de preparação)
- Roteiro dos Ventos, Roteiro Literário, Rota da Poesia (Pinhal, Mocharro)