Junho, 2021

26jun(jun 26)16:0425set(set 25)16:04Dancer-Danger — Sobre movimento, emoção e imaginaçãoExposição

Detalhes do evento

Inaugura, no próximo dia 26 de Junho, a exposição coletiva dos finalistas da Licenciatura em Artes Plásticas 2020/2021, da Escola Superior de Arte e design das caldas da Rainha, com curadoria e produção do 2º ano da Licenciatura em Programação e Produção Cultural e mediação do 1º ano do mesmo curso.

Dancer-Danger — Sobre movimento, emoção e imaginação reúne 46 artistas das mais variadas linguagens artísticas. Estará patente entre os dias 26 de Junho e 25 de Setembro, na Galeria NovaOgiva, em Óbidos, e no Centro de Artes das Caldas da Rainha, onde ocupará o Espaço da Concas, o Atelier 6 e o Museu Leopoldo Almeida.

O ato de imaginar implica a composição de desejos e precede o ato da execução. Espinosa, por exemplo, colocava a imaginação como pré-requisito necessário à existência de qualquer conhecimento, como a sua primeira forma. É neste movimento coreografado da imaginação, na procura da sua forma, que surge a obra artística.

O coletivo de artistas e as obras que aqui se apresentam — em público e em conjunto pela primeira vez — espelham o risco dessa dança que se pretende totalmente livre, sem garantia de segurança: dançar e fazer arte devem ser atos perigosos, subversivos, emotivos e desafiantes.

A exposição Dancer-Danger — título roubado a Man Ray, construtor de impossibilidades — articula múltiplos meios e processos criativos, estéticos e críticos, tantos quantos o seu número de participantes o permite. Marca o fim de um ciclo em torno de ateliers, oficinas, bibliotecas, encontros virtuais; diálogos entre os seus, nossos pares; de um trabalho conjunto, prática assídua, tentativa e erro; de promoção da liberdade na procura de uma voz singular, autoral e emancipada. O resultado traduz coletivamente essas pesquisas individuais, sendo o conjunto revelador do seu tempo: o contemporâneo.

Nestes espaços e nesta data, num duplo sentido — de conclusão, mas também de inauguração — assinala-se a obstinação destes artistas e a convicção da relevância da sua prática e da sua capacidade para criar movimento, gerar perigo, imaginar e construir outros mundos.

Informações:
Centro de Artes: Rua Dr. Ilídio Amado, Caldas da Rainha
Galeria NovaOgiva: Rua Direita 48-81, Óbidos
Das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, de quarta a segunda-feira.

Entrada gratuita

Mais

Tempo

Junho 26 (Sábado) 16:04 - Setembro 25 (Sábado) 16:04

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X