PERCURSOS PEDESTRES NO CONCELHO DE ÓBIDOS

Encontra-se em fase de implementação, através do Programa Óbidos + Ativo, a Rede Municipal de Percursos de Óbidos, que visa a interligação de todo o concelho através de uma rede de Ecovias, Percursos, Circuitos e Trilhos.

Tendo como intuito a potenciação da prática da atividade física, de lazer e do Turismo, esta Rede Municipal (com ligações intermunicipais) pretende interligar todo o território e as suas potencialidades naturais, patrimoniais, culturais e socioeconómicas, privilegiando e tentando, sempre que possível, criar equipamentos/oferta de cariz abrangente e inclusivo, acessível a todos.

Os seus pontos nevrálgicos (Óbidos, Freguesias, Lagoa, Praias) estarão ligados pelos eixos centrais – Ecovias (Arnóia, Alvito, Amoreira, Estrada Real), centralizados no Parque da Vila e, a partir daí, divergindo para zonas de trilhos de natureza (Albufeira do Arnóia, Planalto das Cesaredas, Óbidos – St Antão, Capeleira, Sobral da Lagoa), inúmeros pontos de interesse natural (Lagoa, praias, mata mediterrânica endógena, fauna, flora, etc), histórico (Vila Óbidos, ruinas romanas Eburobrittium, zonas de fósseis, etc), patrimonial (Convento de S. Miguel, Santuário Sr. da Pedra, Aqueduto da Usseira, Ermida de St. Antão, burgo medieval, etc), paisagístico (praias, frente Atlântica, pontos de observação, etc) e sociais, caso das Freguesias.

Nas Freguesias será possível visitar os locais de maior interesse e importância sócio-económica e etnográfica, com circuitos/rotas temáticas, nomeadamente:

– A-dos-Negros – “Rota das Fontes”
– Amoreira – “Rota dos Moinhos”
– Gaeiras – “Carreiro dos Frades”, “Caminho do Carteiro”
– Olho Marinho – “Rota do Calcário”
– SMSSP –  “Rota Panorâmica”, “Rota dos Ginjais”,  “Trilho dos Patos Reais”
– Usseira – “Rota do Aqueduto”
– Vau – “Rota das Poças”

Os percursos passíveis de serem atualmente utilizados, ainda que alguns careçam de intervenção ao nível da marcação e alguma manutenção são:

Parque da Vila: plataforma central de toda a Rede Municipal de Percursos, localiza-se na encosta poente da Vila de Óbidos. Com uma área verde imensa, engloba vários caminhos/trilhos, nomeadamente o “Percurso Florestal” e o “Percurso Desportivo”, onde poderá encontrar miradouros com paisagens deslumbrantes, vistas privilegiadas para o castelo, campo de jogos, a antiga Igreja de São João do Mocharro e alguns gamos na zona cinegética.

Está planeada a requalificação progressiva deste espaço, com a recuperação de vários equipamentos, implementação de rede de trilhos acessíveis, parque de arborismo, jardim sensorial  e parque de recreio inclusivos.

Circuito do Complexo Desportivo: pequeno circuito junto ao Complexo Desportivo Municipal, que visa, sobretudo, a atividade física e/ou de manutenção. Início/final junto ao Pavilhão Municipal, desenrola-se pelo Bairro dos Arcos, acompanhando uma extensão secção do Aqueduto da Usseira, passando pelo Complexo Escolar dos Arcos e Estádio Municipal. 

Ecovia do Arnóia: na sua nova configuração inicia junto ao Convento de S. Miguel, descendo em direção à barragem do Arnóia, “absorvendo” assim o antigo percurso do Ninho da Cegonha, com passagem pelas ruínas romanas de Eburobrittium, nascentes de água termal, Várzeas do Paúl e Cegonha até à Vila de Óbidos. Daí segue, sempre junto ao Arnóia, até à Estação de Comboios, acompanhando então as extensas Várzeas da Rainha, terminando no Parque da Cativa, junto à confluência dos rios Arnóia e Real.

Ecovia da Lagoa: com início no Parque da Cativa, contorna todo o plano de água da Lagoa, com passagem pela foz dos rios Arnóia e Real, zona das antigas salinas (Parque de Merendas e Vala), Covão dos Musaranhos, Ponta Branca, Poça da Ferraria, Ponta do Espichel, Praia da Lapinha, terminando na Aldeia dos Pescadores, no Bom Sucesso.

Ecovia do Alvito: Liga a Vila das Gaeiras ao Complexo Escolar do Alvito, com passagem pelo Parque de Manutenção, DirtPark das Gaeiras e Parque Desportivo Luis Filipe da Gama. Está planeada a sua ligação à freguesia de A-dos-Negros e às margens da albufeira do Arnóia.

Ecovia da Amoreira: Liga a aldeia histórica da Amoreira ao Complexo Escolar do Furadouro. Está planeada a sua ligação ao Olho Marinho.

Ecovia da Estrada Real: Liga a aldeia de A-da-Gorda à Escola Josefa D´Óbidos, com passagem pela Quinta da Pegada, com a sua imponente fonte do séc. XVIII. Está planeada a sua ligação ao Parque da Vila.

A Rede Municipal de Percursos prevê ainda a inclusão de mais oferta e diversidade como, por exemplo, no Planalto das Cesaredas, no acesso a monumentos (Sr da Pedra, ermida de St Antão, Aqueduto da Usseira, etc), no Parque Tecnológico de Óbidos, ligação aos concelhos limítrofes, etc.

Num futuro próximo, os percursos a serem implementados serão:

– “Trilho dos Patos Reais” – SMSPS, junto ao Braço da Barrosa, Lagoa de Óbidos
– “Rota das Fontes” – A-dos-Negros
– “Rota dos Moinhos” – Amoreira
– “Circuito Panorâmico” – Óbidos/Capeleira

Atividades a desenvolver nos Percursos:

A Rede de Percursos Municipal tem várias valências e oferta de tipologia diversificada.

Do pedestrianismo, ao ciclismo/BTT, da corrida/trail, à orientação, passando pelo birdwatching, pesca lúdica e desportiva, arborismo, escalada, caminhadas, contemplação da natureza, fotografia, desporto e atividade adaptada/inclusiva. 

Do mais simples, como uma caminhada ou passeio de família junto à Lagoa, no Parque da Vila ou numa das Freguesias, ao mais radical trail nas Cesaredas, BTT Enduro junto à albufeira do Arnóia ou atividade de orientação nas imediações de Óbidos, tudo será possível, com e para todos.

Eventos regulares:

– Caminhadas “Amigo Especial” – última 5ª de cada mês, em vários locais do concelho
– Corrida e Caminhada do Chocolate – Março/Abril
– Tour das Gaeiras – Cicloturismo – 1 de Maio
– Festival “Óbidos + Ativo” – início de Maio
– Caminhadas Temáticas – Freguesias – Maio e Junho
– Trail da Lagoa de Óbidos – Vau – Julho
– Maratona BTT “Trilhos da Lagoa” – Arelho – Agosto
– Maratona BTT de Óbidos – Setembro
– Caminhada de Natal – Dezembro

X