
Município de Óbidos promove FOLIO na Feira do Livro de Buenos Aires
15 de Maio, 2024
Óbidos recebe novamente galardão do Prémio Cinco Estrelas Regiões
24 de Junho, 2024Óbidos Vila Gaming regressa em 2025 com uma forte aposta nas áreas da Programação, Robótica e Inteligência Artificial
Terminou no último fim de semana a segunda edição do Óbidos Vila Gaming, evento que, de 04 a 12 de maio, voltou a transformar as muralhas da vila medieval no maior palco de gaming do ano, e a reforçar a aposta do município naquela que é hoje a maior indústria de entretenimento do mundo.
“Óbidos tem cultivado, ao longo dos anos, uma estratégia de ativação territorial fundamentada na Criatividade e na Inovação. Mais uma vez, com o Óbidos Vila Gaming, e durante estes nove dias, liderámos de maneira distinta uma das principais tendências nacionais e internacionais, o gaming, que representa hoje a maior indústria de entretenimento do mundo, e que trouxe a Óbidos, nestes nove dias, mais de 25 mil visitantes”, afirma Filipe Daniel, presidente da autarquia obidense.
“Consideramos que, do ponto de vista estratégico, e com base na fixação não só de empresas do setor mas também de jovens talentos e de profissionais muito qualificados, as próximas edições irão contar com fortes apostas na área da Programação, da Robótica e da Inteligência Artificial, num evento que se pretende diferenciado e estruturante para o alavancar da estratégia de Óbidos enquanto hub de desenvolvimento criativo e tecnológico, que se manifesta em áreas tão importantes como a Educação, a Cultura, o Turismo ou até mesmo a Agricultura”.
Destaque para a apresentação, durante o evento, do primeiro observatório de Gaming e de eSports em Portugal, estrutura que tem como objetivo produzir informação sobre a indústria dos videojogos, e realizar estudos de investigação que contribuam para um melhor conhecimento do setor – envolvendo empresas, comunidade e academia. Terá a sua sede no Parque Tecnológico de Óbidos.
Ricardo Duque, presidente do Conselho de Administração da Óbidos Criativa, salienta que “este é um evento intergeracional com programação eclética, onde as famílias são desafiadas a fazer parte do jogo”.
Ao todo, a segunda edição do Óbidos Vila Gaming somou 81 horas de evento, disponibilizando mais de 70 cadeiras de gaming, 20 influenciadores, e dezenas de consolas, arcades, torneios, simuladores e dispositivos VR. “E para o público mais profissional, as várias talks e workshops demonstraram as possibilidades dos videojogos fazerem parte, mais do que de uma cultura de entretenimento, da capitalização de profissionais qualificados e de indústrias altamente tecnológicas e criativas”, refere.
O Óbidos Vila Gaming é um evento do município de Óbidos com a participação de diversos parceiros tecnológicos, tendo envolvido um investimento de cerca de 450 mil euros.
Comunidade de inovação
“O evento deste ano marca a afirmação do Parque Tecnológico de Óbidos enquanto comunidade de inovação que quer potenciar o setor dos videojogos na sua dimensão económica e educativa”, afirma, em jeito de balanço, Miguel Silvestre, diretor executivo do Parque Tecnológico de Óbidos, onde decorreram as Game Dev Sessions.
Para o responsável do parque tecnológico, “o objetivo é criar um ecossistema nesta área no parque”. “Este é um setor que junta tecnologia, criatividade, talento e empenho e é isso que queremos ter aqui”, afirma.
“A nossa participação na Game Jam Plus mundial, em outubro e, em complemento, o lançamento do observatório de Gaming e de eSports, têm como objetivo a nossa afirmação enquanto entidade produtora de investigação e conhecimento”.
Tiago Colaço, curador das Game Dev Sessions, assegura que “Óbidos está no mapa, e que está a apostar no setor certo”. Segundo afirma, as Game Dev Sessions consolidam o trabalho lançado na edição anterior do Óbidos Vila Gaming, tendo contribuído “para que jovens de diversas escolas do País pudessem assistir aos workshops e às talks e terem contacto com esta indústria”, destaca, garantindo que “o resultado foi muito positivo”.