
Mercado Medieval de Óbidos de regresso à vila “Entre Rosas e Espinhos”
24 de Junho, 2024
La Serva Padrona 2023
1 de Agosto, 2024María de Buenos Aires
Ópera de câmara em duas partes, de Astor Piazzolla (1921–1992)
Libreto de Horacio Ferrer (1933–2014)
María de Buenos Aires é um espetáculo teatral/musical — o primeiro no género de ópera-tango de Astor Piazzolla — com libreto de Horacio Ferrer, poeta uruguaio-argentino que escreveu também poemas para vários tangos de Piazzolla.
Récitas
6 de setembro · 21h00
8 de setembro · 17h00
Praça da Criatividade, Óbidos
Ficha artística
Ana Ester Neves, soprano solista
Christian Luján, barítono solista
Guido Lisioli, recitante solista
Ana Beatriz Manzanilla, primeiro violino
João Andrade, segundo violino
Pedro Muñoz, viola
Carolina Matos, violoncelo
Marine Triolet, contrabaixo
Katharine Rawdon, flauta
Elizabeth Davis, percussão
Alexandre Frazão, bateria
Mário Delgado, guitarra
Martín Sued, bandoneon
Janice Iandritsky, Bárbara Faustino
e Zé Bernardino, dança e coro recitante
Janice Iandritsky, coreografia
Ana Ester Neves, cenografia
Eduardo Stupia, audiovisual
Daniel Schvetz, piano e direção musical


Sinopse
O enredo de María de Buenos Aires, complexo e com laivos surrealistas, desenvolve-se ao longo de 17 quadros, alternando entre secções cantadas, recitadas ou exclusivamente instrumentais, onde acompanhamos a vida, morte, ressurreição e maternidade de María. A protagonista deambula entre personagens típicos e cenas do quotidiano da capital argentina, cruzando-se com um poeta narrador que é também um duende, várias marionetas sob seu controle, e um circo de psicanalistas.
María e a sua sombra são a representação de Buenos Aires, associadas ao tango, à vida das ruas e da noite. Mas a personagem encerra em si múltiplas leituras e surge frequentemente associada tanto à Virgem Maria e a Jesus Cristo, como à condição feminina.
A obra estreou na Sala Planeta em Buenos Aires a 8 de maio de 1968. O próprio compositor classificou-a de “Operita”, que poderemos considerar “de Câmara”, e é apresentada com um efetivo de onze instrumentistas, dois cantores solistas (uma soprano e um barítono), um recitante e um grupo coral de pequeno formato (com 4 a 6 elementos) também recitante.




