
Óbidos garante chancela de “Best Tourism Village”
20 de Novembro, 2024
Rio Capital Mundial do Livro em Óbidos no Festival Latitudes
24 de Fevereiro, 2025Óbidos integra Rede das Cidades Criativas da UNESCO para promoção do Turismo
Óbidos é um dos seis municípios que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO, um projeto apoiado pela Turismo Centro de Portugal que visa estruturar uma oferta inovadora de turismo criativo com impacto a nível regional e nacional.
A apresentação desta rede, que representa um investimento total de 1,4 milhões de euros, aconteceu na passada terça-feira, 10 de dezembro, no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã, cidade que lidera o consórcio.
O projeto, explica a Turismo Centro de Portugal (TCP), “prevê ações organizadas pelos diversos parceiros”, cabendo à TCP “assegurar ações de comunicação, de projeção internacional e de capacitação e dinamização da rede”. Aos seis municípios compete o desenvolvimento, em conjunto, de iniciativas como uma “exposição itinerante, programas de residências artísticas e a sinalização dos itinerários turísticos”. Localmente, caberá a cada município assegurar “o ecossistema cultural e criativo, atuando nas diferentes fases da cadeia de valor da produção criativa”.
Neste capítulo, Óbidos tem já preparadas duas ações-piloto: “Laboratórios de Memórias – Viajar pelo passado, presente e futuro” e “Rota Literatura em Viagem”. “A primeira ação é um projeto participativo que pretende registar e dar a conhecer as várias perspetivas da história do território de Óbidos e das pessoas que o habitam, no universo da Literatura, com destaque para a palavra escrita, falada, cantada e dançada. Tem como objetivo mapear a história e a memória do concelho”, revela Margarida Reis, vereadora com o pelouro da Cultura no Município de Óbidos.
Já a ‘Rota Literatura em Viagem’, explica a mesma responsável, é um projeto que tem como objetivo “a organização e estruturação de um produto de turismo criativo, através da criação de uma rota literária na região Centro”. “Serão mapeados todos os ‘espaços literários’ e identificados ‘autores’ de todos os municípios envolvidos, que reúnam condições de visitação. Constam ainda os eventos literários e outras iniciativas associadas à literatura”. “A estruturação da rota terá em consideração os ativos e recursos (operadores, empresas privadas, espaços públicos) que funcionam como ativadores da procura turística e têm uma componente de experimentação e criatividade”.
Para Margarida Reis, a Rede das Cidades Criativas da UNESCO traduz-se no “cruzamento de diferentes identidades que vão potenciar cada um dos seus territórios mas, e acima de tudo, uma região. E é aqui, com este objetivo – de nos unirmos como uma região forte e posicionada em termos criativos e também turísticos – que nos situamos”.
Com o município de Óbidos (Literatura), integram esta rede: Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares), Castelo Branco (Artesanato e Artes Populares), Covilhã (Design), Idanha-a-Nova (Música) e Leiria (Música).