Roteiro dos Ventos
18 de Abril, 2023Roteiro da Música
19 de Abril, 2023Roteiros Literários
No campo das Letras, foram vários os autores que se notabilizaram em Óbidos. Uns naturais, outros residentes, outros ainda de passagem – foram diferentes as circunstâncias! –, procuraram inspiração nos encantos da vila ou na alma das gentes e escreveram memoráveis linhas de poesia ou de prosa.
Nas publicações de história local, desvendam-se as primeiras sombras destes autores, mas bem procurados reencontram-se nitidamente em publicações periódicas ou em volume com alguma antiguidade. Constituem testemunhos de erudição, sentimento e liberdade, muitas vezes expressão de correntes literárias de âmbito nacional, quase sempre reconhecidos no seu próprio tempo. E, hoje, apenas alguns permanecem na memória da comunidade.
Em 2015, Óbidos recebeu a chancela de Cidade Literária por parte da UNESCO, integrando a Rede de Cidades Criativas. Multiplicam-se as iniciativas em torno da literatura actual, porém, importa igualmente proteger e valorizar um património literário produzido ao longo do tempo, não numa perspectiva de saudosismo bacoco, mas como reconhecimento genuíno da sua relevância cultural, enriquecimento da identidade local e consolidação da memória colectiva.
No presente roteiro, apresentam-se os principais resultados de um trabalho de pesquisa sobre esse património literário, o qual está numa fase incipiente. Resgatam-se do esquecimento textos antigos, respectivos autores ou personalidades retratadas, assinalam-se ligações a monumentos ou locais de interesse, esboçam-se relações familiares ou círculos de amizade, com a certeza de surpreender quanto às origens de uma certa personagem do cancioneiro popular português. Convidamos, portanto, o visitante à descoberta das Letras.